17 de fevereiro de 2016

Skin Rápido Araguaia SIT - Torino GV MB OF-1620

Olá, caro visitante. Pela terceira vez no blog, trago a pintura do SIT Goiânia, mas, dessa vez, em um dos raros Torino GV de Goiânia, filho único da Rápido Araguaia, prefixo 1693-0. Espero que gostem. Até mais.




6 de fevereiro de 2016

Skin Transbrasiliana - Paradiso G6 1200 MB O-500RSD

Olá, caro visitante. Fundada em 1976, a Transbrasiliana Transportes e Turismo (TTT ou 3T) surgiu de uma fusão entre a Viação Araguarina e o Expresso Braga (extinto), ficando responsável pelas principais ligações entre os estados de Goiás e Distrito Federal com a região norte do país, em especial o Pará. Tendo o pioneirismo como uma de suas principais características, a Transbrasiliana viveu seus anos de glória na década de 1990 e início dos anos 2000, quando realizou diversas renovações expressivas, trazendo, inclusive, um dos primeiros exemplares da carroceria Irizar, de origem basca, encarroçado sobre chassi Scania K113TL.

Em 2005, ainda vivendo uma excelente fase, a Transbrasiliana renovou a frota das linhas Belém x Rio de Janeiro e Belém x São Paulo, duas de suas mais importantes rotas, com algumas unidades do Paradiso G6 1200, fabricado pela Marcopolo, encarroçados sobre chassi O-500RSD, de 354cv, da Mercedes-Benz. Estes veículos vieram na configuração Executiva, dispondo de 42 poltronas com encosto para as pernas, ar-condicionado, sanitário, geladeira e sistema multimídia (TV e DVD). Resumidamente, eram carrões!

Mesmo com todo o seu pioneirismo, a empresa vive uma péssima fase desde meados do ano de 2010, quando sua crise interna teve início. Nos últimos dois anos essa crise se demonstrou mais intensa, e os atrasos, quebras e horários cancelados se tornaram mais frequentes, resultando na perda de muitos clientes para a concorrência, muitas vezes desleal, realizada por empresas clandestinas. Em 2015, após ter dado início ao seu processo de reestruturação, a Transbrasiliana renovou sua frota intermunicipal no estado do Pará com um lote de 28 Marcopolo Viaggio G7 1050, equipados com chassi Volkswagen 17.260 OD, de motorização dianteira. Essa renovação permitiu com que a empresa respirasse novamente, porém, no início de 2016, a justiça recolheu estes veículos por pendências relacionadas ao financiamento dos mesmos, o que, mais um vez, fez com que a Transbrasiliana se visse em situação muito complicada, ocasionando a transferência de suas linhas estaduais para outras empresas, como a Boa Esperança e Viação Ouro e Prata.

Apesar destes problemas, a expectativa é de que a empresa concentre seus esforços apenas na região norte, transferindo suas linhas interestaduais para a Viação Araguarina e Rápido Marajó, empresas "irmãs" da Transbrasiliana, formando a parte rodoviária do Grupo Odilon Santos. Particularmente, sou um grande fã da Transbrasiliana, e torço bastante para que sua recuperação se concretize e que ela possa respirar novos ares. No mais, agradeço a todos que leram esse texto até o fim, afinal, leitura nunca é demais. O que interessa está logo abaixo, a skin de um dos G6 1200 adquiridos em 2005, o carro 4445. Espero que se divirtam sendo um motorista da Transbrasiliana. Até mais.